Módulo I

A expectativa é não ter expectativas, vivenciando cada parte do processo com afinco e espontaneidade.
Buscar o constante compartilhamento de saberes e práticas mediante relações interpessoais e embasamento teórico.
         A própria conceituação do Componente, tendo suas origens na Grécia Antiga, leva-nos a refletir sobre os trajetos na saúde com a composição gradativa dos procedimentos através dos quais um paciente é examinado, culminando na estruturação de diagnósticos mais completos. Praticar, constantemente, a humanização no decorrer desse processo.
     Iniciar o contato com a área clínica, sabendo-se da sua extrema significação na edificação acadêmica. Apreender os requisitos necessários almejando atingir a excelência.



       Seja em qualquer âmbito ou campo do saber, a atribuição de conceitos é uma tarefa complexa. Por vezes, a maior dificuldade é traduzir fidedignamente algo abstrato numa palavra.
      A partir da leitura do conto de Borges é possível extrair que a conceituação se torna ainda mais difícil partindo-se da busca da essência das coisas. Na área médica, é crucial delimitar conceitos de forma precisa, tentando captar a essência e/ou visando entendimento imediato – o que, geralmente, se embasa nos jargões.
   Deve-se, pois, conciliar conceito e essência pretendendo atingir o máximo de precisão na comunicação, culminando na simplificação e eloquência dos discursos.


As variadas classificações nosológicas auxiliam a composição da descrição e caracterização das patologias. Seja etiologicamente ou biologicamente (entre outros âmbitos), tais adendos viabilizam uma melhora nas definições da doença. Logo, poder-se-á obter um aperfeiçoamento no diagnóstico e tratamento conhecendo-se alguns aspectos nosológicos relevantes.
É importante ratificar também que, quanto mais informações se obtém acerca de enfermidades/agravos/doenças, maior será a capacidade preveni-los antes que se instaurem definitivamente.
         Adicional e finalmente, é válido mencionar que a nosologia é um campo dialógico para com a nosografia, que por sua vez, constitui a nomenclatura das doenças, remetendo à padronização terminológica destas. 



O CID-10 apresenta-se como um modelo prático da aplicabilidade da nosografia. Lista enfermidades de forma sistemática e padronizada, a fim de viabilizar um diálogo uniformizado em propedêutica.
Além disso, tal classificação constitui uma potencial ferramenta para as análises epidemiológicas, considerando-se que, entre outras coisas, essa padronização é um artifício bastante útil no que tange aos estudos estatísticos.
        Ademais, internacionalizar a classificação de doenças impulsiona a difusão de informações, diálogos e debates acerca destas, reunindo um arcabouço conceitual ainda maior para saná-las/combatê-las

Apesar de ser classificada pelo código “A92.8 - Outras febres virais especificadas transmitidas por mosquitos”, é sabido que em 21/12/2015 fora determinada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma inclusão dos códigos no Capítulo XXII – Códigos para Propósitos Especiais:  “U06 - Doença pelo Zika vírus”; “U06.9 - Doença pelo Zika vírus, não especificada” fazendo-se necessário que este adendo seja difundido objetivando dirimir as subnotificações.
Ademais, caso seja comprovada a associação entre o Zika vírus e demais doenças, espera-se que os códigos sejam novamente atualizados e usados de maneira coerente. Outra retificação/inclusão válida seria infecção assintomática por Zika vírus.


          O Islã medieval possuiu um papel crucial para o desenvolviemento da clínica médica: a demanda por informações e a compilação destas, antes dispersas ou reduzidas a uma localidade/cultura/sociedade. Nesse sentido, os diferentes idiomas representavam barreiras para a disseminação de informações essenciais na área médica. 
            Nesse ínterim, surge a figura de Avicena (1025) com a reunião de diversas informações sobre saúde, doença e os vários campos da medicina como fisiologia e anatomia (ainda que superficialmente). Outro fator extremamente sagaz fora a tradução destas informações para uma linguagem acessível, o que provavelmente tornou esta obra uma espécie de guia/diretriz para a medicina até o século XIX.
      No entanto, a partir do século XIX, descobertas no campo da Biologia (essencialmente, microbiologia) transformaram a visão que se tinha acerca do processo de saúde-doença. Ao incluir os saberes acerca dos patógenos, este passou a ser o novo foco da medicina, à luz do modelo biomédico.



           a) Os sintomas narrados por Francisco são: febre (há dois dias), cefaleia, mialgia, vermelhidão e coceira nas mãos. Os sinais observados pelo médico são: febre moderada (38,5ºC), conjutivite e exantema maculopapular em todo o corpo e palma das mãos.
         b) Diante destas informações, pode-se considerar este quadro como característico de uma doença, visto que há sintomas bem definidos que culminam no comprometimento da saúde do paciente.
          c) A suspeita diagnóstica é a infecção por Zika vírus, visto que alguns dentre os sintomas são percebidos neste quadro clínico: febre moderada, dor nos olhos (aqui interpretada como conjutivite) e erupções cutâneas (exantema maculopapular).

a)    Nome da base de dados: PUBMED – National Library of Medicine
b)    Instituição mantenedora: NCBI National Center for Biotechnology Information - MEDLINE
c)    Histórico: O PubMed compreende mais de 22 milhões de citações da literatura biomédica do MEDLINE, periódicos de ciências naturais e livros on-line. O PubMed é um recurso de livre acesso que é desenvolvido e mantido pela NCBI, na NLM (U.S. National Library of Medicine), localizado na National Institutes of Health (NIH).
d)    Tipos de estudos que contém: Estudos da Literatura Biomédica. As citações e resumos (abstracts) do PubMed abrangem tópicos em biomedicina e saúde, ciências naturais, ciências do comportamento, química e bioengenharia. O PubMed também dá acesso a sites relevantes na área e direciona o usuário para outros recursos em biologia molecular do NCBI (National Center for Biotechnology Information).
e)    Como realizar uma pesquisa (estratégias de busca – identificar os operadores de busca e as possibilidades de combinação):


*Busca Simples:
1. Identifique os conceitos-chave de sua pesquisa.
2. A maioria dos artigos está disponível em inglês. Portanto, traduza corretamente os conceitos-chave.
3. Sugestões de pesquisa aparecerão enquanto você digita os termos na caixa de pesquisa. Você pode ignorá-los, aceitar algum deles ou desligar temporariamente as sugestões clicando em Turn Off, logo abaixo das sugestões que aparecem.
4. Clique em Search ou pressione a tecla Enter.
A coluna da lateral esquerda contém opções para o refinamento da pesquisa. Os resultados podem ser refinados conforme o tipo de artigo (meta-análise, revisão, revisão sistemática, etc.), pela data de publicação e pela disponibilidade do texto (resumo, texto completo, texto completo de acesso livre)

*Pesquisa sobre um autor ou um periódico especifico:
As pesquisas por autor e/ou periódico seguem as mesmas regras da pesquisa simples, exemplificada acima. Substitui-se, porém, o conceito-chave pelo nome do autor e/ou periódico.

*Busca avançada
1. Na caixa de busca simples, combine todos os termos. Nome do artigo + nome do periódico;
2. Abaixo da caixa de pesquisa, existe a opção Advanced. Clique nela e combine os termos, conforme o exemplo abaixo, e depois clique em Search.

*Busca de artigos com texto completo de acesso livre
Os artigos de acesso livre contém, em sua citação na página de resultados de busca, a informação “Free article” ou “Free PMC article”. Para obter o texto integral, clique no título do artigo. Aparecerá uma página com o abstract do artigo. Logo abaixo do abstract, existe a opção “[+] LinkOut – more resources”. Clique em “+” para expandir essa opção. Aparecerão as bases de dados que contém o texto completo do artigo gratuitamente.


f)     Link do site: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed


 

          Espera-se que alguns conceitos mais tangíveis e práticos possam ser apreendidos ao adentrarmos neste novo módulo. A ânsia pela execução e aprendizagem de conceitos cruciais na área médica e em propedêutica clínica nos motiva e, simultaneamente, inquieta.
        Deseja-se também aprofundar e utilizar corretamente alguns dos conceitos já vistos até então, objetivando entender de que forma eles se configuram na prática e qual a sua relevância na área em questão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário