O erro contido em Benseñor

Sensibilidade, Especificidade, Valores Preditivos


Conceitos básicos 


Verdadeiro positivo (V+) = indivíduos com a doença tanto no teste padrão ouro quanto no teste em avaliação. 

Verdadeiro negativo (V-) = indivíduos sem a doença tanto no teste padrão ouro quanto no teste em avaliação. 
Falso negativo (F-) = indivíduos doentes no teste padrão ouro, mas que são considerados negativos ou normais no teste em avaliação. 

Falso positivo (F+)= indivíduos não doentes no teste padrão ouro, mas que são considerados doentes no teste em avaliação. 
Sensibilidade (S) = proporção de indivíduos verdadeiramente positivos (tanto no padrão ouro quanto no teste em avaliação) entre os doentes. 
Especificidade (E) = proporção de indivíduos verdadeiramente negativos ou normais (tanto no padrão ouro quanto no teste em avaliação) entre os não doentes 
Valor preditivo positivo (VPP) = proporção de pacientes com resultados verdadeiramente positivos (tanto no padrão ouro quanto no teste em avaliação) entre os diagnosticados como positivos. 
Valor preditivo negativo (VPN) = proporção de pacientes com resultados verdadeiramente negativos (tanto no padrão ouro quanto no teste em avaliação) entre os diagnosticados como negativos. 
Razão de Verossimilhança Positiva (RVP ou Razão de Probabilidade Positiva - RPP) 

Probabilidade de que dado resultado de teste fosse esperado em um paciente portador da doença, comparado com a probabilidade de que o mesmo resultado fosse esperado em um paciente sem a doença. Quanto melhor o teste, maior a RVP. RVP = S/(1-E) 

Razão de Verossimilhança Negativa (RVN ou Razão de Probabilidade Negativa - RPN)= Probabilidade de que dado resultado de teste fosse esperado em um paciente não portador da doença, comparado com a probabilidade de que o mesmo resultado fosse esperado em um paciente com a doença. Quanto melhor o teste, menor a RVN. RVN = (1-S)/E 
Acurácia = proporção total de resultados corretos (soma dos V+ e V- dividida pelo total geral). Reflete a precisão do teste no diagnostico de determinada doença, comparado ao padrão ouro. 

Erro contido em Belseñor: 


A especificidade apresenta-se aqui de forma errônea: 
 - E = V- / F- + V-
(Especificade é igual ao valor do Verdadeiro Negativo divido pela soma dos valores do falso negativo e verdadeiro negativo)
Devendo ser representada por:
- E = V- /(V- + F+) 

(Especificidade é igual ao valor do Verdadeiro negativo dividido pela soma dos valores do verdadeiro negativo e do falso positivo)


REFERÊNCIAS

1. Rouquayrol MZ, Almeira N. Epidemiologia e Saúde 5a edição. Rio de Janeiro: MEDSI, 1999.
2. Ransohoff DF, Feinstein AR. Problems of spectrum and bias in evaluatin the efficacy of diagnostic tests. N Engl J Med 1978; 299:926-30
3. Bossuyt, P. M. et al. The STARD Statement for Reporting Studies of Diagnostic Accuracy: Explanation and Elaboration. Ann Intern Med 138: W1-12. 2003
4. D G Altman, J M Bland. 
Statistics Notes: Diagnostic tests 1: sensitivity and specificity. BMJ 1994;308:1552 (11 June)
5. D G Altman, J M Bland. 
Statistics Notes: Diagnostic tests 2: predictive values. BMJ 1994;309:102 (9 July)
6. D Coggon et al. 
Measurement error and bias . Epidemiology for the uninitiated. 4th edition. BMJ 1997
7. Assessment of Diagnostic and Screening Tests 
ERIC Notebook Issue #11. (em PDF)
8. Disciplina de Métodos Quantitativos em Medicina. 
Teorema de Bayes em Medicina. Massad E, Silveira PSP, eds. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
30/10/03 


Nenhum comentário:

Postar um comentário